terça-feira, 29 de setembro de 2009

Fim de Semana da Juventude


Nos passados dias 25, 26 e 27 de Setembro, teve lugar, em Galegos Santa Maria, o Fim de Semana da Juventude. Este último é assim designado devido às comemorações de aniversário do Grupo de Jovens local, que já leva 13 anos de existência.

A actividade propriamente dita iniciou-se na sexta-feira, por volta das 21:30h. Nessa noite, teve lugar uma palestra, cujo tema foi a fé nos dias de hoje, e que foi conduzida por Sérgio Macedo, um ex-elemento do Grupo de Jovens. Apesar de poder parecer pouco interessante, o tema foi muito bem explorado pelo Sérgio, que mostrou ser um orador experiente e perfeitamente capaz de empolgar as pessoas presentes.

No fim da referida palestra, ainda houve tempo para um pequeno lanche repleto de coisas que fazem mal à saúde, mas que, teimosamente, continuam a saber tão bem. É pena, há que mudar este tipo de situações.

O sábado foi, por sua vez, inteiramente dedicado a uma visita à cidade espanhola de Santiago de Compostela. Saímos muito cedo, por volta das 7:15h, facto que me obrigou a acordar mais cedo do que as galinhas. Mas, apesar disso, valeu a pena: a viagem correu muito bem e toda a gente se divertiu.

Antes de chegarmos ao nosso destino principal, passámos ainda por Valença, onde visitámos as muralhas da cidade. Foi também neste local que eu o meu caro amigo Dani decidimos descer uma colina a correr, o que foi deveras divertido, como podem imaginar.

Já em Santiago, como não podia deixar de ser, visitámos a famosa catedral que, apesar de muito bonita no seu interior, já apresenta muitos sinais de degradação na parte de fora. Pois, é pena mas é verdade... Mais tarde, passeámos pela cidade, todos nós sempre muito divertidos e a entoar as mais diversas músicas, principalmente a belíssima Fainenauei.

Mas falta ainda relatar o ponto alto deste segundo dia do Fim de Semana da Juventude... A certa altura, parámos numa rua adjacente à praça principal da cidade, o Edgar pegou na sua guitarra e colocou a caixa da mesma aberta no chão (pronta a acolher umas moeditas...), o Dani transformou a sua pequena geladeira num batuque profissional e todos nós começámos a cantar algumas músicas do reportório do Grupo de Jovens. Inicialmente, tudo não passava de uma pequena brincadeira. No entanto, quando vimos moedas e notas a serem lançadas para a caixa da guitarra, e reparámos que havia pessoas a parar para nos ouvir, ou até mesmo para dançar, nós nem queríamos acreditar!

Mais à frente, noutra pequena praça, voltámos a actuar e, desta vez, chegámos mesmo a ser elogiados por alemães, brasileiros e franceses! Concluindo, fizemos furor na Galiza.

Finalmente, no domingo de manhã, dinamizámos a missa de encerramento do Fim de Semana da Juventude, durante a qual a recém-criada bandeira do Grupo foi benzida. No fim da missa, houve ainda tempo para cantar os parabéns ao Grupo de Jovens e para nos deliciarmos com uma fatia de bolo de aniversário.

Enfim, um fim-de-semana duma sagacidade inqualificável.

. . .

Apenas uma divagação final.

Hoje passei por três senhoras que estavam a falar sobre cevada. É a isto que eu chamo um bom tema de conversa.

4 comentários:

  1. Muito bem Paulo, conseguiste resumir aquilo que todos sentimos neste Fim de Semana da Juventude...

    abraço irmão!

    Xavier Sousa

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem k se divertiram :)

    Tivemos um verão cansativo e ja mereciamos descansar um pouco e aproveitar :D

    Este fim de semana veio entao a calhar, certo?!

    Ainda bem :D

    Cevada?! Prefiro falar sobre bolachas ;P

    Marta

    ResponderEliminar
  3. Sexta, sábado e Domingo - eu fui!
    Foi um fim-de-semana e pêras :-)

    Um beijo,
    Sofia.

    ResponderEliminar
  4. hoje passei por 2 velhas que falavam sobre o roussar o mato das boussas la da vizinha... acho que fiquei como tu -_-'

    quanto ao fds... sem palavras mesmo

    10*

    ResponderEliminar