quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Semáforos e Passadeiras

Desde que vim estudar para o Porto, muitas das noções básicas que apreendi em criança, relativas ao Código da Estrada, foram postas em causa.

"Sempre que fores atravessar uma estrada, olha antes para os dois lados e fá-lo pela passadeira! E, caso haja semáforos, passa para o outro lado apenas quando o sinal estiver verde!"

Era isto que os meus familiares me diziam constantemente e, salvo algumas excepções circunstanciais, é o que tenho vindo a fazer ao longo dos anos. Contudo, agora que estudo no Porto, começo a pensar que as alíneas do Código da Estrada que dizem respeito aos peões podem estar erradas.

Aqui, as pessoas esperam pelo sinal vermelho para atravessar a estrada. E isto quando o fazem pelas passadeiras, e não pelo meio das faixas rodoviárias. Certo dia, cheguei mesmo a assistir a um "quase-atropelamento" de uma freira, já de uma idade avançada. A senhora, logo que viu que o sinal estava vermelho, desatou a correr em direcção ao outro lado da via, e foi por muito pouco que não foi projectada pelos ares por um táxi que, por acaso, ia a passar.

É por estas e por outras que tenho andado confuso. Reparei que eu próprio começo a desprezar aquilo que há muito tempo me ensinaram.

Não consigo perceber se existe algum caso especial de daltonismo nos habitantes do Porto, ou se é mesmo o Código da Estrada que precisa de ser revisto. Vou ter que investigar melhor esta situação.

. . .

Divagando mais um pouco, a minha professora de Microbiologia Geral, na aula de hoje, disse que as células não são tolas. Eu cá acho que as minhas são.

4 comentários:

  1. Imagino que atravessar 15 faixas rodoviárias seja uma aventura um pouco perigosa, por isso vê se tens cuidado padrinho :-( optares por começar a atravessar pela passadeira seria um bom começo.

    ResponderEliminar
  2. Bem, bem...

    Ora aqui está um caso bem contrário ao meu...

    POis bem, eu aqui em aveiro queixo m exactamente do contrário -.-'

    Knd quero atravessar a rua, estou diante da passadeira mas mesmo assim os carros n param...

    Ou seja, so x tu deres 2 passos em frente é k eles param... ou n, pk ja ia sendo atropelada umas 3 vezes...

    Estranho :S

    Às vezes tb sou distraída pk por 2 vezes ia a atravessar a rua e estava sinal vermelho! Se não me agarram... Bem! A esta hora n andava por cá...

    D klkr forma, mt gente queixa se do mesmo! Má conduta dos condutores...

    Marta

    ResponderEliminar
  3. Gostei da tua iniciativa maninho!

    Foi uma bela reflexão!

    Tem cuidado =)

    Marta

    ResponderEliminar
  4. Gostei da parte de te teres lembrado do daltonismo e da parte da divagação LOL

    As células não são tolas! Elas são tão lindinhas xD

    Acho que devemos comunicar à DGV que o código da estrada deve estar errado!

    ResponderEliminar